Escrito por Paula Abdo –

O Brasil recebeu e recebe influência da Escola Francesa de Psicomotricidade. Ao longo dos anos, os franceses pesquisaram a importância do movimento humano. Alguns destes teóricos são Décroly, Jean Le Boulch e Dra. Giselle Soubiran. Na Rússia, surgiram outros estudiosos: Vygostsky e Luria, que pesquisaram aspectos do cérebro. Pesquisadores na área do estudo do corpo, movimento e sua relação com a mente, se destacaram ao longo dos anos, como por exemplo: Schilder; Henri Wallon; Heyer; Bergés (seguidor de Ajuriaguerra).

No Brasil, alguns mestres vieram trabalhar, por exemplo: Dra. Dalila de Costallat e Dra. Helena Antipoff. Dra Beatriz Loureiro, em 1973 inicia seu trabalho na área da Psicomotricidade com a Dra. Helena Antipoff.

A Psicomotricidade tem uma concepção holística do ser humano: cognitivo, emocional e afetivo. Trabalho com a Reeducação Psicomotora através da avaliação, observação, intervenção/mediação proporcionando o aluno momentos individualizados para trabalhar as condutas psicomotoras inadequadas, resultando em um ato motor harmônico. Estas condutas podem estar ligadas aos seguintes problemas: desenvolvimento e maturação psicomotora ou aprendizagem.

As Áreas Psicomotoras trabalhadas são: Esquema e Imagem Corporal; Lateralização; Noção Espaço-Temporal; Ritmo; Coordenação Global e Fina; Equilibração e Tonicidade (hipotonicidade e hipertonicidade). Cada aluno tem seu tempo para se desenvolver, e a família participa de processo de transformação com apoio. A orientação do terapeuta é necessária para que as mudanças ocorram de forma mais tranquila.