Escrito por Cris Amaro

A mitologia grega diz que Hermes era filho de Zeus e da Ninfa Maia, o mensageiro dos deuses, usava sandálias aladas e um chapéu com asas, empunhava em suas mãos um Caduceu, que era uma vara ou cetro com uma esfera alada na ponta com duas serpentes entrelaçadas.
O símbolo do caduceu deu origem ao símbolo da medicina, da farmácia, da odontologia e também do comércio… Atributos também de Hermes. Era o único dentre os deuses que tinha permissão de Ades (Deus do Submundo) a adentrar em seu mundo.
No Egito esta consciência foi chamada de Thoth que significa Serpente, e a serpente é símbolo da Sabedoria, também podemos de uma forma iniciática dizer que a palavra serpente significa um “SER PENTAGONAL” formado de cinco dedos em cada mão ou pé, cinco extremidades como é representado pela figura do Homem Vitruviano tão estudada pelo Mestre Leonardo Da Vinci, ou pela Estrela de cinco pontas usada na Alquimia representando o microcosmo.
Os escritos ocultistas dizem que o Deus Thoth esculpiu as 22 laminas do tarot, deixando um verdadeiro tratado da origem cósmica do homem, símbolos, gestos e palavras que são usadas em todas as filosofias ocultas. Alguns escritos falam que se manifestou também como Imhotep, o arquiteto, que junto com o Faraó Zozer, construiu o complexo de Saquara no Egito, era arquiteto, médico, sacerdote, escriba… Também usava um instrumento como o caduceu para realizar curar, levitar objetos como uma “vara mágica”.
Escritos ocultos relatam que Hermes antes de aparecer no Egito, era um Rei Sacerdote de Atlântida, e trouxe do continente que supostamente emergiu todo seu conhecimento para o novo mundo.
Ficou conhecido como Hermes Trimegisto, o Três vezes grande, pois conhecia as três partes da Lei, ou a Sabedoria das três partes do mundo. (Ciência, Arte e Filosofia). Foi uma consciência que se manifestou no planeta Terra e codificou as Leis Naturais e Universais gravando-as em uma Tábua de Esmeralda. Não temos provas de sua real existência, nem relatos históricos comprovados, mas não há duvidas que alguém brilhante escreveu seu conteúdo.
Relatos dizem que essa Tábua de Esmeralda era conhecida com o nome de “Smaragdine”. Uma lenda conta que um iniciado em Hebron, a encontrou junto com os restos mortais de Hermes, o que creio ser pouco provável devido seu caráter divino e Sagrado. Também está relacionada com a Lenda Maçônica de Hiram Abiff, Rei dos Fenícios, que a Tábua de Esmeralda tenha sido escrita no alfabeto fenício por Hermes ou ainda que pudesse ter sido escrita em caldaico (escrita dos Caldeus), pelo mesmo Hiram, que participou da construção junto com Salomão de seu Templo. Existe uma corrente que se refere a Hermes como uma sigla usada por um grupo de sábios que passou de geração para geração seus ensinamentos, ou até mesmo quem fale que tudo não passou de uma fraude.
O fato inegável é que o conteúdo deixado por Hermes é perfeito e sintetiza toda a Essência das Leis que regem tudo o que conhecemos. É natural a Raça Humana rejeitar tudo o que ela não concebe ou lhe pareça sobrenatural, e esquecer que ainda é apenas uma formiga perante o Universo e não conhecer em totalidade suas leis, visto que não usa todo o potencial de seu cérebro. Assim cada um deve aceitar a melhor teoria de quem foi Hermes…
Para a maior compreensão das Leis Herméticas e da Tábua de Esmeralda recomendo que leiam o livro “Caibalion” de autoria Os Três Iniciados, onde o leitor poderá entrar com profundidade no Universo Hermético, que a princípio parece paradoxal e contraditório, mas trará luz à sua mente e a real importância das Ciências Sagradas no contexto atual.

2-O Princípio da Correspondência
Como já foi citado podemos correlacionar o homem como sendo o micro cosmo, com os astros que representam o macrocosmo, fazendo uma correspondência entre eles, ou correlacionarmos o corpo humano como sendo o macrocosmo com nossas moléculas e átomos sendo o microcosmo.
Há também a correspondência do ser humano com os quatro elementos e os três reinos formando o setenário terrestre:
-A carne em si mesma ao elemento terra.
-O calor do corpo com o elemento fogo.
-Toda água do corpo com o mesmo elemento.
-O ar é o próprio ar que respiramos.
-Os minerais do nosso corpo tem correspondência com os minerais do nosso planeta.
-Nossa Flora intestinal com todos os vegetais e florestas.
-Nossa Fauna bacteriana tem correspondência com nós mesmos (mamíferos) e os animais.
Inúmeras terapias usam estas analogias. A Ortomolecular,a reposição de sais minerais, a fitoterapia entre outras.
Podemos ter mais saúde nos harmonizando com a energia dos astros em um processo alquímico usando a homeopatia como instrumento e ingerindo minerais correspondentes aos planetas que regem cada dia da semana
Domingo Sol Ouro
Segunda Lua Prata
Terça Marte Ferro
Quarta Mercúrio Mercúrio
Quinta Júpiter Estanho
Sexta Vênus Cobre
Sábado Saturno Chumbo
Através das terapias dos quatro elementos e o contato com plantas, animais e pedras o ser se integra com o macro cosmo obtendo desta forma uma melhor qualidade de vida.

3- O Princípio da Vibração (Ressonância)
No Universo tudo está em movimento, tudo vibra. Vemos a importância da vibração e o quanto ela atinge o ser humano e os animais ao observamos uma pessoa com epilepsia pode sofrer um episodio da doença antes de ocorrer um terremoto, sente a vibração e a mudança de frequência atinge seu cérebro.
Os animais podem agir com comportamentos anômalos antes de cataclismas, visto em caso de tsumanis eles evadem do local antes do acontecimento por estarem adaptados ao meio.
O SER HUMANO PRECISA SE ADAPTAR NOVAMENTE AS ESTAÇÕES CLIMÁTICAS, ELE PERDEU ISSO POR SER “HURBANOIDE”.
Estes acontecimentos nos mostram a importância de estarmos em ressonância com os ritmos cósmicos e ciclos sazonais. Se acertarmos nossa vibração com o ritmo circadiano harmonizado com os ritmos cósmicos e ciclos sazonais isto irá nos auxiliar na prevenção de doenças e na cura e conexão com a Natureza.
As terapias corporais também fazem com que o corpo entre em ressonância com as Leis cósmicas, harmonizando a tríade: corpo, mente, emoção. Palavras faladas na água, frequência de cores e sons alteram as moléculas dessa água, informatizando-as. Como o cientista e pesquisador Massaro Emoto comprovou em seu estudo ( livro- Mensagens da Água), a eficácia do uso de água programada.
Daí a importância do uso de mantras, palavras positivas, músicas de qualidade.
O uso da, cromoterapia, biossônica, musicoterapia que auxiliam a harmonização das moléculas de nosso corpo, trazendo bem estar, saúde dos corpos sutis e físico.
A Bioressonância usa aparelhos da medicina do futuro que auxilia no diagnostico e acertadas prescrições para curas de males físicos e psicossomáticos.

4- O Princípio da Polaridade
Segundo a Lei da Polaridade todas as coisas têm dois lados, dois aspectos, dois polos opostos, o positivo e o negativo.
A Magnetoterapia, que é baseada nos Campos Magnéticos (imãs) sobre o corpo humano, restabelece o equilíbrio do corpo através do próprio campo gravitacional da Terra, pois a própria Terra é um grande imã. Uma terapia fácil e eficaz e deitar com a cabeça voltada para o norte magnético da terra para se reequilibrar .
O Sol tem seu eletromagnetismo, o próprio campo eletromagnético da Terra positivo e negativo e nosso corpo físico não foge à regra, tem o campo eletromagnético.
A própria energia das pirâmides (muito estudadas nos anos 1980) norteadas com o eixo Norte-Sul magnético da terra, também pode restabelecer esse equilíbrio.
Pesquisas cientificas atestam a eficácia da magnetoterapia atuando diretamente na caixa craniana trazendo benefícios físicos e psiquicos.

5- O Princípio de Ritmo
O Ritmo está contido em todas as outras Leis já expostas.
Em tudo se manifesta o movimento proporcional, o movimento de um lugar para outro, o fluxo e refluxo, o movimento para diante e para trás. Nós homens, os, os animais, as plantas, os minerais, as forças, a energia, a mente, a matéria e o Espírito manifestam este princípio.
A frequência da música tem um ritmo, as batidas do coração assim como as frequências cerebrais. Assim com movimentos corporais através da dança, Yoga, Tai chi, biodança faz com que o corpo esteja em ressonância com a lei causando desbloqueio nos Nadis, como falam os hindus, ou meridianos da acupuntura, como falam os chineses.

6- O Princípio de Causa e Efeito
Esse princípio auxilia todo terapeuta a fazer com que seu paciente busque as raízes que o levaram a gerar seus problemas.
Na busca da causa é necessário pesquisar a Personalidade Nuclear; que não tem origem no modo de vida e nem origem genética, é algo que já vem com a pessoa, que podemos chamar de “CALMA”. Essa Lei está implícita em todas as terapias.

7- O Princípio de Gênero
Esse princípio está em tudo. Como tudo tem sua essência masculina e feminina todas as terapias devem trabalhar a harmonização das duas essências no íntimo de cada ser, independente da sexualidade.
O cérebro direito, que corresponde à emoção, criatividade deve estar em equilíbrio com o cérebro esquerdo, que é o raciocínio lógico. Sem essa harmonia, o indivíduo poderá chegar a grandes desequilíbrios emocionais, psicológicos e até mesmo físicos.
Existe um axioma hermético que diz: “um amor matemático e uma matemática amorosa”
Em síntese, essas Leis cósmicas e universais se completam em si mesmo. As Leis Herméticas são encontradas em todas as ciências. Compete a nós redescobri-las e experencia-las em nosso “Modus Viventis”.
Todas as Leis Heméticas podemos resumir em uma perfeita analogia.
Aqui um axioma hermético, pouco conhecido, para reflexão: “Tudo está ligado a tudo e a todos o tempo todo”
Estamos ligados a essa mente infinita e ao mesmo tempo à menor partícula de um átomo. Ao entrarmos em ressonância com a criação divina, desde um inseto até a uma galáxia, estaremos conectados à Mente Universal.
***Todo meu aprendizado Hermético se deu através do ensino oral e escrito transmitidos pelo Mestre em Ciências Herméticas Wanderley Paes, Psicanalista, Terapeuta Holístico, Mestre Maçon e diretor do Instituto Luminar Atlante a mais de 40 anos, onde clinica e ministra cursos, assim como no Instituto Conscencial Cognytus.
Agradeço tudo o que sou hoje a este Mestre que humildemente compartilha sua sabedoria com todos que se predispõe a aprender.
Com isso ele alcançou a cura inexplicável do físico através da mente.
Segue terapias que usam a Lei Mental como base: a Programação Neuro-Linguística, Terapia de Vidas Passadas, Terapia do Labirinto. A terapia do Labirinto é uma ferramenta eficiente para aliviar a tensão emocional e muscular, ajudando na recuperação emocional, acaba indiretamente melhorando a imunidade e a saúde. Esta pratica é usada com eficiência no Hospital geral de Pirajucara, Taboão da Serra-SP. O responsável é o Neurologista Afonso Carlos Neves, chefe do Setor de Neuro-Humanidade da Uninersidade Federal de São Paulo.
Essa era uma técnica muito conhecida pelos grandes arquitetos que construíram Catedrais com labirintos em seu piso, como a Catedral de Chartres, França. Andar no labirinto pode quebrar o fluxo de pensamentos do cotidiano e, por isso, proporcionar uma resposta relaxante como a provocada pela meditação. Essa terapia também pode auxiliar na tomada das decisões. Uma explicação é que andar em espiral, o que é pouco comum na nossa vida, desperta áreas do cérebro ligadas à intuição. Isso auxilia a aprendermos a sair dos labirintos que nós mesmos criamos ajudando também a equilibrar os dois hemisférios cerebrais “Razão e Emoção”.
A Meditação é um maravilhoso instrumento que leva o indivíduo a se conectar com o Todo, ajudando no processo terapêutico.

REFERÊNCIAS:

Iniciados, Três. O Caibalion. São Paulo: Pensamento, 1978
Melchizedek, Drunvalo. O Antigo Segredo da Flor da Vida, volume 1. São Paulo: Pensamento, 2009
Melchizedek, Drunvalo. O Antigo Segredo da Flor da Vida, volume 2. São Paulo: Pensamento, 2009
Capra. Fritjof. A Teia da Vida. São Paulo: Cultrix, 1996
Emoto, Masaru. As Mensagens da Água. São Paulo: Isis, 2004